quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

notas 1

Se a ideia for entrarmos na onda de dramaturgos carregando o fardo de estudantes de literatura, deixo aqui humildes e esquemáticas notas do começo de umas leituras + uma bibliografia básica que podemos dividir e depois nos darmos aulas sobre cada obra...Mas se for para se jogar, podem apagar o post:

- A poética, de Aristóteles, é considerada uma das obras paradigmáticas sobre o teatro, na qual o pensador descreve a diferença entre epopéia e tragédia, sendo esta última caracterizada, sobretudo, pela ação.

- A ação é relativa a uma vontade, ou finalidade – que pode ser simplesmente objetivada na peça. Mas a ação depende de uma vontade motivada, pressupondo causa e efeito.

- A ação dramática pressupõe uma colisão de vontades opostas.


- A estrutura da peça (seu enredo), bem como o detalhamento das características de cada personagem facilitam a escrita de uma parte fundamental do teatro: os diálogos. A escrita dos diálogos pode se orientar de forma retórica (argumentação grega) e de forma metafórica (mais imagética e sugestiva).

- É preciso lembrar de que a peça é algo concreto, construído a base de personagens, diálogos, ações que permitem o afloramento dramático de um tema. Esse não deve ser uma camisa de força, sob pena de tornar o texto uma peça de tese.

- O tempo do drama é o presente, mesmo quando se desloca, é em função dele que se constrói. Ao construir as cenas iniciais, é interessante ir lentamente mostrando os fatos, escondendo outros. Quando o espectador estiver envolvido, após o clímax, é possível acelerar a ação e perder menos tempo com os detalhes.

BIBLIOGRAFIA A CONSULTAR

1) A EXPERIÊNCIA VIVA DO TEATRO
Eric Bentley – Coleção Palco e Tela
Zahar Editores, 1981

2)LER O TEATRO CONTEMPORÂNEO
Jean-Pierre Ryngaert – Ed. Martins Fontes, 1998

3)TRÊS USOS DA FACA – SOBRE A NATUREZA E A FINALIDADE DO DRAMA
David Mamet - Ed. Civilização Brasileira, 2001

4) TRAGÉDIA MODERNA
Raymond Williams - Ed. Cosac & Naify, 2002

4) O TEATRO ÉPICO
Anatol Rosenfeld - COLEÇÃO DEBATES – Editora Perspectiva, 1985

5) O TEATRO BRASILEIRO MODERNO
Décio de Almeida Prado – COLEÇÃO DEBATES - Ed. Perspectiva, 1988

6) O TEXTO NO TEATRO
Sabato Magaldi – Ed. Perspectiva, 2001

7) TEORIA DO DRAMA MODERNO [1880-1950]
Peter Szondi – Cosac & Naify, 200

8) TEATRO PÓS-DRAMÁTICO
Hans-Thies Lehmann - Ed. Cosac & Naify, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário